SECRETÁRIO E ASSESSORES


Foto: MARCUS VINÍCIUS VERAS MACHADO

MARCUS VINÍCIUS VERAS MACHADO
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE FINANÇAS

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (1985), graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1990), Especialização em Contabilidade e Controle pela Universidade de Fortaleza (1987), Especialização em Administração Universitária pela OUI/UERJ/Universidade da Florida-USA (1995), mestrado em Administração Financeira pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e Ph.D. em Educação Superior (Área de Organização, Administração e Finanças Públicas pela - Universidade do Arizona/USA - 2005). Foi Contador do Departamento de Contabilidade e Finanças (1985/1998) e Diretor do Departamento de Contabilidade e Finanças da UFC (1991-1995), Pró-Reitor Adjunto de Administração da UFC (1993- 1995), Coordenador dos Cursos de Especialização em Controladoria e em Controladoria Governamental da UFC (2005-2010) e ainda Coordenador do Fórum Nacional de Diretores de Contabilidade e Finanças das Universidades Federais (1992- 1994). Foi Secretário de Planejamento e Finanças de Caucaia (2007-2008) e Presidente do Fórum de Secretários de Finanças da Região Metropolitana de Fortaleza (2007/08 e 2013/14. Foi Coordenador de Administração Tributária e Secretário Executivo de Finanças do Município de Fortaleza (2012). Foi Secretário de Finanças do Município de Aquiraz na Região Metropolitana de Fortaleza (2013/2016). Foi instrutor da Escola de Administração Fazendária - ESAF para o Projeto do Governo Federal denominado Brasil/Municípios. É co-autor do Livro Manual de Auditoria Governamental publicado pela Editora Atlas em 2003 e 2ª Edição em 2014 e tem publicado ainda diversos capítulos em livros e artigos científicos em sua área de atuação. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Ceará dos Cursos de Graduação em Contabilidade e do Mestrado Profissional em Administração e Controladoria. Ocupa o cargo de Secretário de Finanças do Município de Horizonte desde Abril de 2017. Tem experiência na área de Administração e Gestão Pública, com ênfase em: Controladoria, Contabilidade, Orçamento, Planejamento, Finanças, Arrecadação Tributária, Evidenciação, Auditoria e Orçamento Participativo.

Foto: IRANA DE FÁTIMA MESQUISTA BARROSO

IRANA DE FÁTIMA MESQUISTA BARROSO
ASSESSORA TÉCNICA

Natural de Fortaleza, Irana Barroso possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará ? UECE. É Servidora Pública do Governo do Estado do Ceará, onde trabalhou na Secretaria de Administração do Estado, ocupando as funções de Secretária da Comissão de Auditoria Administrativa (1993 a 1994), Chefe da Divisão de Documentação e Informação (1995 a 2000), e prestou serviços no processo de preparação para a Certificação ISO-9002, do Departamento Gráfico. Ocupou a função de Coordenadora Administrativa da Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Aquiraz (2003 a 2005). Atuou em diversas funções na Secretaria Municipal de Finanças de Fortaleza como Assessora da Coordenadoria Administrativo-Financeira (2006 a 2010) e Diretora da Divisão Administrativo-Financeira (2011 a 2012), além de atuação na Prefeitura Municipal de Aquiraz como Secretária Executiva de Finanças (2013 a 2016). Foi Secretária de Finanças do Município de Horizonte de Janeiro a Abril de 2017 e atualmente ocupa o cargo de Secretária Executiva de Finanças do Município de Horizonte.

Foto: JULIANA FIRMINO DA SILVA

JULIANA FIRMINO DA SILVA
ASSESSORA JURÍDICA DA SECRETARIA DE FINANÇAS

Graduada em Direito pela Universidade Potiguar - UNP e especialista em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte ? UFRN. Atuou como advogada no ramo consumerista pelo Escritório de Advocacia Mendes & Mendes Advogados Associados na cidade do Natal/RN, em Fortaleza/Ceará atuou pelo Escritório de Advocacia Klaus Borges Advogados Associados, ACEP e Prefeitura Municipal de Aquiraz como Assessora de Coordenação e Planejamento. Atualmente é Assessora Jurídica da Secretaria de Finanças do Município de Horizonte.

Foto: DIONÉLIO DE SOUSA CAVALCANTE

DIONÉLIO DE SOUSA CAVALCANTE
AUDITOR FISCAL E ASSESSOR DE FINANÇAS

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza. Foi Coordenador de Projetos da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Caucaia em 2002. Ingressou na Prefeitura de Horizonte na Secretaria de Finanças como Auditor Fiscal em 2004 e em 2008 assumiu a Coordenação de Arrecadação de Tributos Municipais e em 2017 passou a responder pelo cargo de Assessor de Finanças/Arrecadação ligado ao Gabinete do Secretário de Finanças.

COORDENADORES, SUPERVISORES E GABINETE


Foto: AMANDA FALCÃO FREITAS

AMANDA FALCÃO FREITAS
FISCAL DE TRIBUTOS E COORDENADORA DE TRIBUTAÇÃO, ARRECADAÇÃO E CADASTRO

Formada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Pós-Graduanda na Universidade de Fortaleza no MBA em Gestão Pública. Iniciou suas atividades profissionais na Prefeitura de Horizonte como Agente Administrativa na Secretaria de Finanças em 2012 e ingressou no cargo de Fiscal de Tributos em 2014 também na Secretaria de Finanças. Desenvolveu atividades de Controle Interno em 2015/2016 na Controladoria Geral do Município de Horizonte. Em 2017 assumiu a Gerência do Núcleo de Cadastro do Contribuinte e Controle da Dívida Ativa. Atualmente é Coordenadora de Tributação e Arrecadação.

Foto: ANNA DE LOURDES LIMA CALIXTO ROSA

ANNA DE LOURDES LIMA CALIXTO ROSA
Agente de Administração e secretária DO GABINETE DA SECRETARIA DE FINANÇAS
Técnica em Segurança do Trabalho pelo IFCE. Tem curso de Inglês Intermediário pelo Panamericano, Curso de Informática, Secretária Administrativa pelo SOS Educação Profissional, Assistente Administrativo pela Estação Juventude, Assistente Administrativo pelo CVT de Horizonte, Assessoria de Formação de Brigada de Incêndio – Neris Consultoria. Foi Assistente Jurídico inicialmente, e depois Chefe de Escritório no Escritório Dra. Luizeth Dantas – Advocacia Previdenciária em Horizonte (2009 a 2012). Foi Auxiliar Técnico em Segurança do Trabalho na 2MM Eletro Telecomunicações Com. e Rep. LTDA lotada na Prefeitura do Campus do Pici - UFC (2012 a 2013). E trabalhou como Técnica em Segurança do Trabalho na BEMT Indústria e Comércio de Confecções e Vestuário LTDA (2013 a 2016). Ingressou na Secretaria de Finanças de Horizonte através de concurso público no cargo de Agente de Administração em fevereiro de 2017. Em maio de 2017 passou a desenvolver as atividades de Secretária do Secretário de Finanças de Horizonte.

Foto: FRANCISCA PATRÍCIA ALVES DE ALMEIDA

FRANCISCA PATRÍCIA ALVES DE ALMEIDA
CONTADORA E COORDENADORA DE AUDITORIA FISCAL E DÍVIDA ATIVA

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Acaraú. Pós-Graduada em Auditoria e Controladoria pela Universidade Vale do Acaraú. Iniciou sua carreira profissional como estagiária da Secretaria de Finanças desenvolvendo atividades junto a Tesouraria em 2009. Exerceu o cargo de Agente Administrativo na Secretaria de Finanças em 2010. De 2011 a 2013 foi Gerente do Núcleo Financeiro na Secretaria de Saúde de Horizonte. Em 2013 exerceu o cargo de Presidente da Comissão de Licitação junto ao Gabinete do Prefeito de Horizonte. Em 2016 via concurso público assumiu o cargo de Contadora lotada na Coordenadoria de Contabilidade da Secretaria de Finanças. Em 2017 assumiu o cargo de Coordenadora de Auditoria Fiscal na Secretaria de Finanças.

Foto: MÁRCIA MARIA DE LIMA

MÁRCIA MARIA DE LIMA
FISCAL DE TRIBUTOS E SUPERVISORA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

É formada em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Acaraú. Desenvolveu atividades relativas ao Programa de Controle da Produção na LAM Confecções em Horizonte. Trabalhou como Secretária da Diretoria na CEP Construções em Fortaleza. Ingressou na Prefeitura de Horizonte no Setor de Contabilidade em 1990 como Datilógrafa. Em 2000 ingressou como Tesoureira da Secretaria de Finanças e em 2004 ingressou via concurso público como Fiscal de Tributos Municipais.

Foto: MARIA GORETE CAROLINO DA SILVA

MARIA GORETE CAROLINO DA SILVA
TÉCNICO DE CONTABILIDADE E COORDENADORA DE CONTABILIDADE

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Acaraú. Tem curso de extensão em Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Desenvolveu atividades de contabilidade no Escritório ASTEM ? Assessoria Técnica Municipal. Em 1989 ingressou na Prefeitura de Horizonte na Secretaria de Finanças como técnico em contabilidade. A partir de 1990 assumiu como gerente de Núcleo de Contabilidade. Em 2000 assumiu a Diretoria de Contabilidade onde responde pela Contabilidade Municipal.

GERENTES DE CÉLULAS


Foto: ADRILENE PEREIRA DA SILVA

ADRILENE PEREIRA DA SILVA
GERENTE DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FISCAL

Tem Cursos de Secretariado; Informática Básica; Marketing Pessoal; Elaboração de Currículo; Entrevista de Emprego; e Expressão Corporal. Trabalhou como recepcionista, vendedora e Gerente em lojas comerciais em Horizonte. Ingressou na Prefeitura de Horizonte na Secretaria de Finanças em 2014, atuando no balcão de atendimento a contribuintes da Arrecadação. Depois, passou a atuar na Tesouraria como Gerente de Núcleo. Atualmente, desenvolve atividades na Gerência do Núcleo Educação Fiscal e também atua na Coordenadoria de Administração Financeira.

Foto: FRANCISCO MARCIO ALVES DE MOURÃO

FRANCISCO MARCIO ALVES DE MOURÃO
GERENTE DO NÚCLEO DE CADASTRO IMOBILIÁRIO

Tem Graduação em Ciências Contábeis pela UVA de Horizonte desde 2012. Possui curso de Inglês pela FISK de Horizonte, nível avançado 1. Trabalhou como Operador de Máquinas da empresa Vulcabrás de 2004 a 2008, quando ingressou via concurso na Prefeitura Municipal de Horizonte em 2008 como Assistente Administrativo e trabalhou na Secretaria de Obras até maio de 2017. Em junho do mesmo ano assumiu como Gerente do Núcleo de Cadastro Imobiliário na Secretaria de Finanças.

Foto: LIDUÍNA MARIA PINHEIRO DA SILVA

LIDUÍNA MARIA PINHEIRO DA SILVA
FISCAL DE TRIBUTOS E GERENTE DO NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO DOS TRIBUTOS MUNICIPAIS

Desenvolveu atividades administrativas no CREDE 9 do Governo do Estado do Ceará em 2005. Em 2006 ingressou via concurso público na Prefeitura de Horizonte na Secretaria de Finanças de Horizonte no cargo de Fiscal de Tributos. Atualmente é Gerente do Núcleo de ISS vinculado à Coordenação de Tributação e Arrecadação.

Foto: MARIA JOSÉ DE LIMA

MARIA JOSÉ DE LIMA
AGENTE DE ADMINISTRAÇÃO, GERENTE DO NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO CONTÁBIL

Tem Curso Superior de Gestão de Pessoas e também é graduada em Pedagogia, ambos pela Universidade Vale do Acaraú. Ainda concluiu cursos de extensão em secretariado, atendimento ao público, recepcionista e informática básica. Desenvolveu atividades administrativas na SANTÉ Alimentos em Horizonte. Na Prefeitura de Horizonte iniciou como estagiária no Gabinete do Prefeito em 2008. Em 2009 iniciou atividades como agente administrativo na Diretoria de Contabilidade. Em 2013 assumiu a Gerência do Núcleo de execução Orçamentária e Financeira na Diretoria de Contabilidade. Em 2017 ingressou via concurso público como agente administrativo lotada na Secretaria de Finanças e assumiu a Gerência do Núcleo de Acompanhamento Contábil.

Foto: VICENTE COSTA GONÇALVES

VICENTE COSTA GONÇALVES
GERENTE DO NÚCLEO DE AUDITORIA FISCAL

Natural de Fortaleza, Vicente Costa Administrador com habilitação em Gestão Pública, pela Universidade Potiguar(UNP), é Graduando em Administração pela Universidade Potiguar(UNP). Possui os seguintes cursos:

Perfomace em Alta Gerência Municipal - APRECE (2018), Negócios em Cena/Conhecimentos, habilidades e atitudes - Universidade Potiguar (2018), Formação em Ensino à Distância - Universidade Potiguar (2018), Proficiência em Matemática - Universidade Potiguar (2018), Curso básico de Liquidantes - Sefin de Horizonte (2017), Formação em Gestão Tributária - Sefin de Horizonte (2017), Obras Públicas - Procedimentos de Licitação, Contratação e Recebimento - IESWA (2017), FUNDEB -  Instituto Escola Waldemar Alcântara - IESWA (2016), Mini Curso de Controladoria na Administração Pública - UFC (2016), ISSQN Teoria e Prática - Fundação SINTAF (2015), Estratégias para Ampliação de Receitas - PLANE (2015), Cidadania Fiscal - Escola de Administração Fazendária - ESAF (2015), Sistema Eletrônico Único de Fiscalização e Contencioso SEFISC - Comitê Gestor do Simples Nacional, CENTRESAF e ESAF (2015), Líder Coach nas Organizações - Faculdade KURIOS (2015), Programa Capacidades - Tribunal de Contas dos Municípios TCM (2015), Auditoria e Controladoria na Gestão Pública - TCM (2015), Excelência no Atendimento - SENAC (2014), Técnicas para Aumento da Receita Tributária - PHOENIX CONSULTORIA (2014), Contabilidade Tributária - Mestre e Prof. Eduardo Azevedo (2014), Oratória - SAFIN DE AQUIRAZ/CE (2013), Cidadania e Controle Social - Tribunal de Contas dos Municípios TCM (2013), Montagem e Manutenção de Computadores - SENAI (2004), Metodologia de Pesquisa sobre o mercado de trabalho - SINE IDT (2003), Gerente, Aux. Contábil, Administrativo, Financeiro e Recursos Humanos - UNIFOR (2002), Curso de Informática: Windows, Office, Corel e Photoshop - GLOBAL INFORMÁTICA (2001).

Sua experiência pública, consta a atuação no Governo Federal como Aprendiz de Marinheiro pela Marinha de Guerra do Brasil (EAMCE) em 1996, Pesquisador do Mercado de Trabalho pelo SINE-IDT/CE,  (2003/2004), além da atuação na Prefeitura de Trairi como Assessor Técnico em Tecnologia da Informação (2005 e 2006), foi Pesquisador de consumo de água no SAAE de Limoeiro do Norte em 2013, Coordenador de Administração Tributária pela Secretaria de Finanças de Limoeiro do Norte em 2013 e Diretor de Arrecadação e Fiscalização na Prefeitura Municipal de Maranguape (2014 - 2016). Responsável pelo Projeto de implantação de Educação Fiscal no Município de Maranguape em 2016. Instituiu o Prêmio Municipal de Educação Fiscal. Inscreveu a Instituição no Prêmio Nacional de 2016 e foi um dos finalistas, ficando entre os quatro melhores projetos do país na categoria Instituições. Em maio de 2017 assumiu como Coordenador da Dívida Ativa na Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de Horizonte. Professor Universitário do Curso de Administração do Instituto Dom José e Universidade Vale do Acaraú.

DEMAIS SERVIDORES


Foto: BERKILEY DANE ARAUJO ROCHA

BERKILEY DANE ARAUJO ROCHA
Agente de Administração
Cursando Direito pela FGF; Tem curso de Processo Eletrônico nos Juizados Especiais Estaduais e seus Procedimentos, curso de Atuação Judicial da Área Jurídica e Tributação Ambiental no Brasil. Ingressou na Secretaria de Finanças de Horizonte através de concurso público no cargo de Agente de Administração em fevereiro de 2017.

Foto: DARLISON OLIVEIRA CANDIDO

DARLISON OLIVEIRA CANDIDO
Técnico em Contabilidade
Graduado em Administração pela UFC e Técnico em Contabilidade pela Faculdade ATENEU. Possui cursos de Matemática Financeira, Análise de Balanço Contábil e Contabilidade Empresarial. Trabalhou como Assistente de Licitação na Comercial Correia, Assistente Administrativo de Compras na Prefeitura Municipal de Pacajus, Supervisor de Limpeza da Empresa Troller em Horizonte. Ingressou na Secretaria de Finanças no setor de Contabilidade através de concurso público no cargo de Técnico em contabilidade em março de 2017.

Foto: DIANA APARECIDA CARNEIRO DOMINGOS

DIANA APARECIDA CARNEIRO DOMINGOS
Fiscal de Tributos
Tem graduação em Biologia pela Universidade Vale do Acaraú. Trabalhou como professora de ensino fundamental na Prefeitura de Caucaia. Ingressou na Prefeitura de Horizonte via concurso público no cargo de Fiscal de Tributos lotada na Secretaria de Finanças em 2013. Atualmente desenvolve atividades de atendimento ao contribuinte.

Foto: ERICA MOREIRA DA SILVA

ERICA MOREIRA DA SILVA
Agente de Administração
Cursando Administração pela UVA-Horizonte; Possui curso Técnico em Enfermagem (EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva) e Curso de Informática Básica. Ingressou na Secretaria de Finanças de Horizonte no setor de Contabilidade através de concurso público no cargo de Agente de Administração em fevereiro de 2017.

Foto: JOÃO PAULO DA SILVA DOS SANTOS

JOÃO PAULO DA SILVA DOS SANTOS
Fiscal de Tributos
Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. Iniciou sua vida profissional em 2009 como aprendiz no Setor de Planejamento e Controle de Manutenção na Empresa Santana Textil em Horizonte. Estagiou na Secretaria de Planejamento do Governo do Estado do Ceará no Setor de Planejamento Orçamentário de 2011 a 2013. Em 2014 ingressou via concurso público na Prefeitura de Horizonte na Secretaria de Finanças no cargo de Fiscal de Tributos onde hoje atua no setor de cadastro e no atendimento a contribuintes.

Foto: JOSÉ ABELARDO DE OLVIEIRA MIRANDA

JOSÉ ABELARDO DE OLVIEIRA MIRANDA
Agente de Administração
Tem cursos de Informática Básica e Relações Pessoais e experiência em atendimento em supermercado. Ingressou na Secretaria de Finanças de Horizonte através de concurso público no cargo de Agente de Administração em fevereiro de 2017, lotado na Secretaria de Finanças e desenvolve atividades de atendimento a contribuintes.

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