XV Reunião do Fórum de Secretários de Finanças é sediada em Horizonte
SEXTA-FEIRA, 12 DE MAIO 2017

No dia 12 de maio de 2017, no Auditório da Secretaria de Educação – Estádio Domingão em Horizonte/CE, reuniram-se os Secretários de Finanças da Região Metropolitana de Fortaleza para realização da XV Reunião Ordinária do Fórum de Finanças. A abertura do Fórum ocorreu com a Presença do Prefeito de Horizonte, Francisco César de Sousa. O Secretário de Finanças de São Gonçalo do Amarante, Coordenador do Fórum de Finanças (Fernando Antônio Damasceno) foi quem dirigiu a XV Reunião, saudando a todos e apresentando a programação. Estiveram presentes os seguintes representantes dos municípios integrantes do Fórum de Finanças: Secretário de Finanças de Fortaleza (Jurandir Gurgel); Secretário de Finanças de Horizonte (Marcus Machado); Secretário de Finanças de Aquiraz (Allex Brilhante); Secretário de Finanças, Planejamento e Orçamento de Caucaia (Marcus Mota); Secretário de Finanças de Chorozinho (Francisco Marinho); Secretário de Eusébio (Ramiro César Barroso); Secretário de Planejamento, Administração e Finanças de Guaiuba (Ana Maria Guimarães); Secretário de Finanças de Itaitinga (Luis Eduardo Alves); Secretário de Gestão, Orçamento e Finanças de Maracanaú (João José Pinto); Secretário de Administração e Finanças de Maranguape (George Veras); Secretária de Administração e Finanças de Pacajus (Valeska Passos); Secretário de Finanças de Pindoretama (José Rubens Feitosa); Secretário de Finanças de Trairi (José Raimundo Machado); Secretário de Paracuru (Gerardo Rabelo); Secretário de Administração e Finanças de Paraipaba (Deividy Castelo);E a convite vieram o Secretário de Finanças de Aracati (Carlos Gustavo Montenegro); Secretário de Orçamento e Finanças de Sobral(Ricardo Teixeira); Secretário de Orçamento e Finanças de Crato (Carlos Eduardo Marino) e o Secretário de Finanças de Marco (Jesus Diego Armando). Estiveram ausentes os representantes dos municípios de Cascavel, São Luis do Curu e Pacatuba.
O evento contou com a participação de Auditores Fiscais, Fiscais de Tributos e outros servidores de diversos municípios. Os trabalhos foram iniciados com o pronunciamento do Coordenador do FÓRUM DE FINANÇAS (Fernando Damasceno), que a fez a abertura do evento. Em seguida ocorreu a primeira palestra com o tema “Auditoria do ISS nas instituições Financeiras”, proferida pela Auditora do Tesouro Municipal e Supervisora da Equipe de Instituições Financeiras da SEFIN de Fortaleza (Fatima Maria Lopes de Sousa). Na sequência, a segunda palestra trouxe o tema “Alterações do ISS com a Lei 157/2016” apresentada pelo Professor aposentado da UFC, Ex-Gerente do ISS da SEFIN de Fortaleza e, atualmente, consultor do SEBRAE (Eduardo Araújo Azevedo) e na sequencia aconteceu a palestra “Consultoria para Recuperação de Crédito Tributário – Aspecto Legal”, proferida pelo Secretário de Finanças de São Gonçalo do Amarante (Fernando Antônio Damasceno Lima). A quarta e última palestra teve o tema “Titularidade do Imposto de Renda Retido da Fonte (IRRF) em rendimentos pagos pelo município e suas atualizações” apresentada pelo Secretário de Finanças de Fortaleza e Auditor Fiscal da SEFAZ-CE (Jurandir Gurgel Gondim Filho). Na parte final do Fórum foi apresentado o resumo da Gestão do Fórum de Finanças (2014/2016) pelo Secretário de Finanças de Horizonte e Anfitrião (Profº Marcus Vinícius Veras Machado) e ainda ocorreu a eleição da nova mesa coodenadora.

IPTU 2020 de Horizonte tem data de vencimento prorrogada

A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Horizonte prorrogou para setembro a data de vencimento do pagamento do IPTU 2020. A decisão está relacionada às dificuldades econômicas geradas pela crise da Covid-19 em muitas famílias e empresas.

SEFIN PARTICIPA DE REUNIÃO COM A RECEITA FEDERAL

SEFIN divulga REFIS 2019 na ação "CESTA NA SEXTA"

SEFIN divulga REFIS 2019 na ação CESTA NA SEXTA

SEFIN Participa do Lançamento do Projeto "Saúde Fiscal dos Municípios Cearenses"